I AM WHO - Um mergulho para descobrir quem eles são
Questões, dúvidas, medos nos acompanham nessa jornada.
“Eu sou quem, eu sou o que? Qual é a razão para a minha real existência?”
Continuando a sequência da trilogia “I AM” do Stray Kids, depois de declarar quem eles não são, a pergunta é: Quem eu sou? E é aqui que entra o álbum “I AM WHO”. E obviamente o álbum abre com a música “WHO” ou “Quem” em português.
A versão física do álbum é muito legal porque temos uma mini descrição de cada membro falando sobre a jornada deles até se tornar Stray Kids e como agora eles estavam em uma nova jornada como uma grande família.
Eu sou quem? Eu sou o quê?
Qual é a razão da minha existência real?
Não sei por quê, não sei por quê
Pergunta, pergunta
Continuo perguntando, perguntando de novo
Não consigo encontrar respostas
Esta noite também, pensando a noite toda
Noite sem dormir, insônia
Cedo ou tarde você vai se fazer o mesmo questionamento, acho que nenhum ser humano consegue se livrar disso. Somos seres pensantes, cheios de paixões individuais, curiosidades e vontade de viver que de repente são enfiados em pequenas caixas para caber numa sociedade que repete todos os dias o mesmo ciclo. Não vivemos, sobrevivemos. E quando decidimos não caber nessa caixa, o mundo fora dela é cheio de perguntas sem respostas.
Pensamentos, pensamentos se acumulando tornando-se uma parede
Fico com medo de olhar para a parede ficando cada vez mais alta
Esta é a resposta do mundo, mas não é a resposta que eu quero
E é assim que eles abrem esse novo capítulo, sabendo quem eles não são mas ainda cheio de perguntas sem respostas sobre quem eles são.
Como posso saber para onde ir?
Onde está a resposta, estou procurando por ela
Perdi meu caminho para a resposta
Perdi meu caminho como uma criança perdida
Quando se propõe a seguir o que o seu coração manda essa é a barreira que você vai encontrar. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de viver a vida que de fato deseja viver. Somos condicionados a seguir o roteiro já previamente criado pra nós. É como se a vida fosse um mapa com todas as direções já pré estabelecidas por alguém e de repente você joga o mapa fora e decide trilhar o seu próprio caminho, mas então você se encontra com a pergunta: por onde começar?
É como um, é como um, é como um, é como um, é como um
Eu perdi meu caminho como uma criança perdida
É como um, é como um, é como um, é como um, é como um, é como ah...
EU SOU QUEM?
Então vamos para “MY PACE” que é até hoje uma das músicas favoritas de muitos Stays e com razão. Ela vem com uma reflexão que trás mais problemas a questão já pré estabelecida em “WHO” e apresenta no fim a solução.
O novo problema consiste em: se comparar. Veja, quando você tem um sonho você se espelha em pessoas que já estão vivendo o sonho que você tanto deseja realizar e isso por si só já pode ser um peso na sua comparação. Enquanto você está apenas começando, aquela pessoa já está na estrada há anos, já cometeu todos os erros que você ainda vai cometer, já desenvolveu habilidades que você ainda vai desenvolver, então obviamente, naquele estágio aquela pessoa é melhor do que você. Mas aqui você pode mudar o seu foco e ao invés de se comparar você pode se inspirar.
No entanto, algo que você aprende muito cedo na vida é que nenhuma corrida é justa, sempre vai ter alguém com vantagens sobre você. E no caso do Stray Kids eles jogaram o mapa fora, lembra? Ao invés de seguir pelos caminhos já trilhados onde o sucesso seria mais garantido eles decidiram criar o seu próprio caminho. Mas o mundo não para pra ver como eles vão se virar, o mundo continua girando. E enquanto isso, outros grupos vão surgindo, fazendo sucesso num ritmo frenético e ai obviamente… você se compara.
Tem alguma coisa errada
É, é isso, vamos lá
Eu quero ser como ele, estou com ciúmes (sim, estou)
Se eu fosse metade dele, eu ficaria feliz
É engraçado (eu estou)
Engraçado que eu sou (eu estou)
Me comparar com alguém, é engraçado
Não faça isso, não faça isso
Essa comparação não tem sentido
Não faça isso, pare agora
Você só tem que seguir seu próprio caminho
Mas se comparar não faz nenhum sentido, cada vida é única. Você tem suas escolhas, seus padrões, sua moral, seus limites, tudo isso já te coloca num caminho diferente daqueles com os quais você está “competindo”. O importante é sempre olhar em frente e seguir o seu próprio caminho e isso por si só já não é uma tarefa fácil.
E outra escolha que você precisa fazer quando decide seguir o seu coração é: eu quero isso como uma realização pessoal minha, pra me fazer feliz ou eu quero apenas calar a boca de outras pessoas, mostrar que eu sou capaz, ser o melhor?
Essa pergunta é importante porque são motivações diferentes. O Stray Kids marca desde o início que eles querem viver da música, eles querem ser felizes vivendo de algo que eles amam, pra eles é fundamental se divertir no processo e no dia que eles forem os melhores será como consequência dessa jornada. Eles querem o topo mas eles não estão correndo e passando por cima deles mesmos só para serem os primeiros.
Embora eu não queira admitir
Eu naturalmente vejo os outros ao meu redor
Seguir em frente não significa que você vai chegar lá primeiro, querida
Olhe de longe, não tenha pressa
Não precisa ter pressa, meu ritmo é o meu.
Não se compare com os outros.
Tudo bem correr mais devagar
Siga meu caminho, meu caminho.
Calma. Olhe para frente e corra.
Pronto? Vamos lá.
Mas falar é mais fácil do que fazer porque como eu já disse, a vida não para e espera o seu tempo, ela vai te pressionando e dizendo que seu tempo está passando e que você está ficando pra trás e por isso se manter no seu próprio caminho é o maior desafio, mas você colherá bons frutos se conseguir manter o seu próprio ritmo.
Ainda não sei onde é meu destino. Não sei
Não sei como estarei na linha de chegada, quero saber
Mas, por enquanto, corro na estrada à minha frente, decidirei depois
Até lá, não estou olhando para os outros
Não se esqueça da minha velocidade, da minha faixa, do meu ritmo
Apenas fique na minha faixa.
Depois da empolgação que vem com My Pace, ficamos mais introspectivos com a chegada da terceira faixa, “VOICES”. Você pode silenciar o mundo, mas silenciar a sua própria consciência é a tarefa mais difícil. Se do lado de fora as pessoas não acreditarem em você, é só você fechar os olhos, tapas os ouvidos e seguir em frente, mas se você não acreditar em você… tudo se complica.
As vozes frias que não quero mais ouvir
Mesmo se eu fechar meus ouvidos
Não adianta, os olhos fixos estão bloqueando meu caminho
Não consigo ver nada
Destrua tudo, a fonte que me trancou na escuridão e me assediou.
Tento escapar, mas não há como até encontrar a saída
Fingindo que é para mim, as vozes desconsideram meu sonho
Não quero mais me machucar
Fecho meus ouvidos e sigo meu caminho
A nossa jornada nunca é apenas externa e o Stray Kids desde cedo soube disso. Você precisa lutar contra tudo que fica no seu caminho e muitas vezes, nesse tudo, você está incluso. Vozes que dizem que você não é capaz, que você não vai conseguir, que é melhor desistir, que é mais seguro ir pelo caminho que todos vão, que tudo estará perdido se você continuar.
Agora eles estão me rodeando, eles estão persistindo na minha mente e me deixando tonto (Vá embora, ei!).
Contra as vozes que me assediavam eu grito novamente
Saia dessas vozes! Com meus ouvidos fechados, deixe-me gritar novamente
Saia dessas vozes, liberte-se das vozes na minha cabeça
Cabe a você silenciar essas vozes, criando cada vez mais barreiras ao seu redor pra te proteger não apenas dos julgamos externos mas dos internos também. Se especializando no que você faz, ganhando auto confiança mas principalmente entendendo que nunca seremos perfeitos. Esse é o primeiro passo pra viver a liberdade de apenas ser.
Chega, chega! Não tente me mudar (Voz)
Sem voz, sem voz, não me deixe mais tonto
Corte os pensamentos inúteis, faça tudo como quiser.
Não se deixe enganar, você sabe que eles são errados!
Por favor, faça do seu jeito
Por favor, pare agora, eu vou pegar leve
Porque eu não preciso me importar com tudo
Há tantas vozes
Saia dessas vozes
Há tantas vozes
"QUESTION” vem indagando mil e uma perguntas que provavelmente você já se fez inúmeras vezes, eu sei que eu as fiz e o próprio Stray Kids claramente já se fez.
Ainda sou jovem, então não sei o que quero fazer.
Não diga "não faça isso ou aquilo" porque quero fazer mais.
Não diga "não vá lá" porque quero ir mais.
Quem sou eu, o que eu quero?
Quem sou eu? Por que estou ficando curioso sobre isso?
A foto que postei ontem à noite e eu.
Na realidade, qual é o meu verdadeiro eu?
Eu também não sei, me questiono.
Todos os dias, todas as noites se repetem.
Meus pensamentos e comportamentos, são todos eu?
Tenho muitas perguntas, sem respostas.
Perceba que quanto mais vivemos, menos certeza temos sobre quem somos. Na adolescência normalmente achamos que sabemos de tudo (e por isso muitas vezes nos metemos em enormes encrencas) mas quando se vai envelhecendo vamos percebendo que essa é uma pergunta que provavelmente nunca será respondida de forma satisfatória e simplesmente porque somos seres mutáveis. Quem eu era ontem é diferente de quem serei amanhã.
Sim, ser ou não ser
Indo aqui e ali
Sim, isso ou aquilo
Escolho o que eu quiser
Quero fazer tudo bem
O que devo fazer? Estou hesitando
À pergunta sobre o meu sonho
Não tenho nada a dizer, silêncio constrangedor
Eu também não sei, me questiono
Todos os dias, todas as noites se repetem
Meus pensamentos e comportamentos, são todos eu?
Tenho muitas perguntas, sem respostas
Ei, me diga o que você quer
Se eles tivessem seguido pelo caminho tradicional na carreira deles talvez algumas dessas perguntas teriam respostas, não porque eles saberiam exatamente o que fazer mas porque alguém decidiria o caminho por eles, o mapa estaria pronto, seria só pegar a estrada. Mas eles decidiram criar seu próprio caminho então não existiria resposta certa, só um compilado de perguntas e muitos erros no caminho até o acerto.
Quando sua mente está cheia de perguntas sem respostas é natural que você não consiga dormir, então nossa próxima faixa será “INSOMNIA”.
Quando a noite escura faz todo mundo dormir, quando eles adormecem
Não consigo dormir de tantos pensamentos
Só esperando ter uma ideia
Espero até o sol da manhã acordar, espero
Quando apago todas as luzes, quando coloco o alarme
Quando estou cansado, as preocupações vêm à minha mente
Quando olho para trás, para o meu dia
O que devo fazer amanhã? O quê? O alarme toca
Uma coisa interessante que acontece numa mente ansiosa é que os piores cenários surgem a noite, quando tudo está quieto e o sol foi dormir. É quando nossa mente começa a imaginar tudo dando errado. As perguntas se acumulam, as respostas não respondem, e quando você percebe, o sol acordou. E mesmo quando conseguimos dormir, nunca é um sono tranquilo, nossos medos e receios viram pesadelos que nos caçam a noite toda e quando acordamos, estamos exaustos como se nunca tivéssemos dormido.
É complicado, não se preocupe com tudo
Quando eu acordar, tudo terá desaparecido
Está me seguindo, até nos meus sonhos
Mas tudo será esquecido
Mesmo que eu tente esquecê-los, eles aparecem repetidamente
Não quero mais ser influenciado
Mesmo que eu agarre os lençóis e grite
No final, eu acordo de novo
E então é quando começamos a questionar o universo em busca de respostas que sabemos muito bem que serão respondidas apenas por nós mesmos.
Não consigo dormir. Então me diga!
Mas pra encontrar as respostas é preciso deixar o tempo agir e pra mente de uma pessoa ansiosa essa resposta é a última que queremos ouvir.
Quando abro os olhos de manhã e acordo
Espero me sentir mais aliviado do que antes
Espero que um dia tenha sido uma noite com um bom sonho
Como o sol dormindo no céu noturno
Quero dormir confortavelmente
Para um amanhã mais brilhante
Nenhuma jornada começa sem que outra termine. Para começar essa carreira, pra descobrir quem eles são como artistas, como família, como grupo e como indivíduos eles precisaram deixar pra trás a versão criança deles e é aqui que entra M.I.A.
Mesmo que eu tente me acostumar, não acho que seja você sorrindo.
É estranho para qualquer um, é meio complicado demais.
Você não sabe, mas parece saber.
Algo está diferente, olhe ao seu redor com atenção.
No parque de diversões, rimos muito.
Criamos muitas memórias.
Algo mudou, algo mudou.
Minhas memórias antigas são como a Terra do Nunca, onde o tempo parou.
Normalmente não existe um instante onde dizemos “ok, agora sou uma nova versão de mim mesmo”. A vida vai acontecendo, vamos nos moldando conforme a necessidade e quando vemos, não somos mais o que éramos antes. E é quando olhamos pra trás e ficamos nostálgicos.
Já percebeu que o passado sempre parece melhor mas quando somos honestos e olhamos pra trás a gente consegue se lembrar de que nada foi perfeito? Mas na confusão do presente o passado sempre se mostra muito atraente.
Você me contou cada detalhe, mas agora sinto que nos distanciamos. Não sei, o que houve?
É isso que eu quero te perguntar, acho que algo mudou um pouco.
Não é ruim, mas é estranho.
Quando te vejo, você parece uma pessoa diferente.
Já estou começando a sentir falta do seu antigo eu.
Não me acostumei com suas mudanças.
A vida tem seu jeito de endurecer a gente e quando olhamos pra trás sentimos falta da versão que já fomos porque aquela versão ainda não viveu todos os traumas, dores, medos e dúvidas que seu eu do presente precisa lidar. E M.I.A traz esse ponto de vista, que embora seja uma música que parece ser uma “conversa” entre duas pessoas, é na realidade de você com você mesmo.
Onde está? Seu lindo sorriso
Porque você sorriu muito, sinto mais sua falta
Eu consigo ver tudo, seu sorriso estranho fingindo que está tudo bem
Porque você era tão brilhante, estou mais preocupada com você
Sinto sua falta (sim), sinto falta do seu grande sorriso feliz
Eu definitivamente consigo ver (sim), o seu lado bom do jeito que eu costumava conhecer
E então chegamos em “AKWARD SILENCE” que traz uma batida divertida e uma mensagem que mostra que nem tudo é sofrimento nessa jornada, afinal, depois de quebrar a cabeça com tantas questões você acaba concluindo que se não tem solução não há motivo para se torturar e se tem solução então é só deixar o tempo cuidar. E principalmente, não dê ouvidos pras vozes que querem apenas acabar com você, sorria e acene.
Por enquanto, vamos rir (Ha)
Vamos apenas rir deles (Hee-hee)
Você vai levar um chifre na bunda se rir depois de chorar
Me dá uma chance, vamos apenas rir
As palavras que comparam você e os outros, ayy
As palavras que não entendem seus sentimentos, ayy
Com essas pequenas coisas você não precisa se sentir mal no seu precioso dia
Não há motivos, pare de ser sério como o sinal vermelho, pare o que está ao seu redor
Não pare o silêncio
Tempo chato é honestamente um desperdício
Um silêncio constrangedor normalmente vem depois de uma situação constrangedora. Como quando alguém conta uma piada de mal gosto ou quando alguém finge estar brincando mas na realidade está te ofendendo e todo mundo percebe. Você pode deixar o silêncio constrangedor reinar ou apenas dar de ombros e sorrir.
É o jeitinho do Stray Kids de dizer: não leve nada tão a sério, a vida é uma só e estamos aqui pra nos divertir. Existem diversas situações sérias no mundo e certamente vamos ter momentos ruins, mas precisamos aprender a sacodir a poeira e ver também o lado divertido da vida.
Vamos com calma
Com a pequena palavra, é um silêncio constrangedor de novo
Não precisa se sentir mal com essas palavras
Vamos ignorar todas elas e não nos importar mais
Por que você está prestes a chorar de novo?
Vamos rir ou ficaremos com rugas
Sinceramente, mesmo que eu ria para afastá-las, todo dia não é suficiente
Não brinque com os sentimentos
E no fim, é sobre criar pequenos rituais que podem te ajudar nos momentos difíceis, como sair e comer algo que você gosta, passear com um amigo que te quer bem, assistir algo que te deixa feliz. Encontrar pequenos momentos felizes em meio ao caos.
O que posso fazer quando me sinto mal?
Vou sair e comer carne de novo
Pra fechar o álbum, temos uma mixtape inserida no mix que é a Mixtape 2, ou, “BEHIND THE LIGHT”. Essa mixtape é uma das minhas favoritas tanto em melodia quanto na letra.
Não necessariamente essa Mixtape é parte do álbum no sentido de composição, as mixtapes normalmente são lançadas de forma individual e mais tarde elas acabam entrando para algum álbum, mas a música se casa muito bem com a mensagem que esse álbum quer passar. Que mesmo não sabendo ainda quem eles são, mesmo com todas as dores, medos, confusões e dúvidas, eles agora estão juntos nessa jornada e juntos eles são mais fortes e poderão conquistar o que tanto sonham.
Mesmo que meu futuro seja sombrio Minha paixão se torna minha lâmpada e lança uma luz diante de mim, Quando nove se juntam torna-se um farol e a situação muda.
A música traz uma melodia nostálgica que acompanha a letra agridoce, é novamente uma conversa com seu eu do passado, dizendo que apesar de parecer quase impossível, vai dar tudo certo. É preciso ter fé e enxergar a luz no fim do túnel.
Não feche os olhos de novo, há uma sombra onde a luz brilha
Quando você se virar, uma luz brilhante estará esperando por você.
Estou fazendo certo ou não?
Honestamente, eu estava nervoso naquela época
Mas agora, há tantas flores brilhando sobre nós
Então não estou mais inseguro.
A vida é complicada ou a gente que a complica. De qualquer forma, realizar nossos sonhos deveria ser fácil, tranquilo e feliz mas não é assim, a vida é cheia de altos e baixos mas estando juntos, eles estarão seguros.
Um pela fama, um pelo jogo
Eu não me importo quando sou como eles
Um pelo caminho, eu vou levar
Onde quer que você esteja, cante essa música
Mesmo que fique mais longe eu não consigo parar
Até sombras escuras só existem com luz.